Como uma estrutura desdobrável leve de madeira e metal pode ter um grande impacto social

O projeto efêmero de estudantes de arquitetura da Universidade Americana de Beirute para abordar a falta de conscientização sobre a biodiversidade marinha e o uso responsável do litoral de Tire, é uma proposta configurada com uma estrutura leve e desdobrável, constituindo-se um ponto de reunião programático e informações sobre a areia.

O projeto, materializado com madeira, laços metálicos e cordas, aborda a possível aplicação de sistemas leves e temporários para gerar ao mesmo tempo um grande impacto social e um impacto físico mínimo no terreno.

© Lorenzo Tugnoli
© Lorenzo Tugnoli

Da equipe de projeto. A região de Tyre compreende as mais antigas praias de areia do Líbano. A costa é um local de nidificação popular para as tartarugas selvagens e as tartarugas do mar verde ameaçadas de extinção, bem como o lar de várias espécies de animais selvagens locais, como o rato espinhoso árabe e a raposa vermelha. A área de Ras el Ain contém nascentes fenícias e estuários de água doce que saem para o mar, criando uma interface de água doce / água do mar que é habitada por uma diversidade de vida marinha. A partir de 1998, a Reserva Natural da Tyre Coast declarou 380 ha ao longo da costa uma área protegida.

© Lorenzo Tugnoli
© Lorenzo Tugnoli

A falta de conscientização sobre a biodiversidade marinha e a importância do uso responsável da costa entre os locais e os visitantes que chegam A Tyre estão resultando em destruição severa do habitat e em um aumento nas espécies ameaçadas de vida selvagem marinha e costeira. As ONG ambientais locais estão enfrentando desafios quando se trata de divulgar essa consciência.

© Lorenzo Tugnoli
© Lorenzo Tugnoli

“MARAH”
Reserva Natural Tyre

Os alunos da arquitetura AUB do DI-LAB (Design Impact Laboratory) se juntaram com consultores ambientais e com a Reserva Natural Tyre Coast e propuseram aproveitar a atenção dos usuários da costa (tanto locais como visitantes), introduzindo uma estrutura que atua como um centro para a Reserva Natural de Tyre Coast. Este centro, localizado diretamente na praia, é altamente visível e público. Será usado como um ponto de encontro, um ponto de informação, um pavilhão de apresentação, um espaço de exposição, um centro de treinamento, entre outras coisas.

© Lorenzo Tugnoli
© Lorenzo Tugnoli

A estrutura pretende examinar como a possível aplicação de sistemas leves e temporários pode ter um grande impacto social e programático, interferindo o mínimo no terreno, seja terra ou mar. A estrutura de tesoura implantável introduz uma modularidade e mobilidade para o projeto, que pode ser repetida em diferentes locais em perigo ao longo da costa libanesa, tornando-se um ícone para a consciência ambiental.

Plantas
Plantas

Equipe: DI-Lab, Department of Architecture and Design, Maroun Semaan Faculty of Engineering and Architecture American University of Beirut
Instrutores: Karim Najjar (Professor), Omaya Malaeb, Ahmad Nouraldeen, Mohamad Nazar
Fotografias: Lorenzo Tugnoli

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Como uma estrutura desdobrável leve de madeira e metal pode ter um grande impacto social" [How a lightweight deployable structure of wood and metal can have a large social impact] 05 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890144/como-uma-estrutura-desdobravel-leve-de-madeira-e-metal-pode-ter-um-grande-impacto-social> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.